Você é o visitante nº

COMO UTILIZAR ESTE BLOG !!!




Se você não achar nada disso engraçado, me desculpe, você esta no Blog errado.

Se cientificamente a laranja não azeda o leite, isto não nos interessa.

As pessoas que que publicam seus posts, neste Blog, não são escritores profissionais, logo não teremos compromisso com nada... se você se sentiu ofendido, por favor, leia os periodicos do Prof. Pasquale Neto...

Agora, se você acha tudo muito Sensacional, você é muito bem vindo em nosso Blog. Obrigado.


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Saga de Tocha

Ao embarcar no navio em que faria a sua derradeira viagem, Tocha ainda consegue olhar para trás e vislumbrar o porto de Vladsninka, com seus armazéns antigos, seus silos enferrujados e o cheiro de peixe fresco. Uma mistura de orgulho ferido e indiscutível decadência.


Cais do Porto, Lituânia, 1989

Foi essa a última imagem que teve de sua terra natal antes que o horizonte do mar Adriático tomasse conta de toda a paisagem.
"Aqui começou e aqui termina a minha vida na Lituânia" - pensou.
Como era um prisioneiro sendo extraditado de seu próprio país, ele não tinha muito conforto no navio. Na verdade, conforto algum. E ainda precisava trabalhar durante o percurso: descascando batatas, lavando latrinas ou esfregando o chão do convés.
"Igualzinho aos filmes", lembrou irônico.
A viagem demoraria cerca de 7 semanas, pois tinha várias escalas. Cada porto que parava, mais uma dúzia de mal-feitores entrava. Parecia que a Europa estava expurgando todos os seus males e enviando para o Brasil. Hoje a colônia que outrora abrigou esses personagens cresceu e se transformou em um bairro popular, chamado Jardim Paraíso.
E assim, a jornada, que parecia ruim, ficava ainda pior com o acúmulo de prisioneiros que entrava em cada parada. Não tardou a terem surtos de piolhos, diarréia e crista de galo entre os passageiros. "Passa água de bateria que sai." - um deles comentou.
No entanto, a penúltima escala na Europa marcou a vida de Tocha para sempre. O navio acabava de atracar no porto de Tirana, a capital da Albânia.
Preciso comentar quem ele conheceu lá??

... continua ...

Nenhum comentário: